domingo, 21 de junho de 2009

9 de Março de 2009 - Primeira aula.


Preâmbulos...

Primeiro dia de aula, a ansiedade de conhecer os outros calouros está maior do que qualquer outra expectativa. Logo, vou sair de casa para o primeiro dia que acredito ser o começo de uma nova etapa na minha vida.

O encontro.

Quando cheguei à Escola de Teatro, atrasado, todos já estavam em euforia com a grande curiosidade de saber o que será tratado em “Trajetórias do Ser”, disciplina da segunda-feira. Já havia escutado muito falar a respeito da professora Wald Lima, renomada diretora de teatro da cidade, e gostei muito do que vi, principalmente quando ela comentou que a matéria que ministrará é de sua própria criação. No primeiro momento não trabalhamos no que pensei ser uma disciplina prática, fizemos relatos familiares que seriam usados para daí chegarmos à questão prática. Várias histórias foram apresentadas, muitas me intrigaram, pois pensei que a maioria delas eram atuações e não de fato, histórias reais. Não lembro o nome de todos, apenas daqueles que mais me chamaram atenção por suas narrações marcantes; como a da Cris, que contou a história de um passeio com uma amiga e no final das contas não tinham dinheiro para pagar a conta da pizzaria. A Daysi que sozinha, se perdeu em Castanhal e aproveitou para conhecer a cidade enquanto sua família estava louca a sua procura. O Kauã com a possível morte de seu pai, que na verdade não se passava de um mal entendido, todas muito interessantes...

Dentro do meu relato só consegui pensar no almoço do Círio em minha casa, onde todos ficam fazendo e relembrando fofocas familiares.

O intervalo é rigoroso, dez minutos exato e a Wlad já nos chamava para o segundo momento cheio de novos relatos, incluindo o do Ícaro que não conseguiu a aprovação no curso, mas frequentará as aulas como ouvinte.

A prática? Tivemos que escolher a história mais interessante ou a que nos chamou mais a atenção para interpretá-la com teatralidade. Eu e a Cleice nos olhamos, foi aí que resolvemos fazer a dupla, desse modo estava proposto o primeiro trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário