segunda-feira, 22 de junho de 2009

25 de Maio de 2009 - Decima Segunda aula

Foi explicado o verdadeiro objetivo do trabalho de direção, todos acreditavam que seria marcado um dia em que o trabalho teria sua apoteose, a apresentação final, porém a idéia da Wlad era o contrario avaliar cada processo de montagem proposto pela direção, ou seja, toda segunda um novo resultado.
Em seguida todos foram questionados sobre o andamento das cenas, como Carlos e eu tínhamos tido nosso primeiro encontro deste trabalho naquela tarde, apresentamos a Wlad um esboço escrito do que seria nosso objetivo.
Mais uma vez a apresentação de temas impostos pela professora não evoluiu, dessa vez pela Cris, que nem apareceu na aula.
Bricolagem: O termo bricolagem, que vem do francês bricolage, é usado nas atividades em que você mesmo realiza para seu próprio uso. O conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 1950, com a sugestão "do it yourself" ("faça você mesmo"). Isso ocorreu devido ao encarecimento da mão-de-obra e se desenvolveu com a grande visão dos empresários em perceber este nicho, criando produtos fáceis de serem usados, utilizando embalagens com pouca quantidade e todos com manuais explicativos. Em antropologia bricolagem é a união de vários elementos para formação de um único e individualizado. Um exemplo são as culturas do novo mundo: a bricolagem de várias culturas (norte-americana, européia, asiática...) para a formação de uma própria e identitária. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bricolagem)
Bricolagen não passa de um método para reunirmos em um único espaço, vários fragmentos para a formação de um todo ligado por um elo chamado de costura, linha, colagem.
Com isso, foi apresentada uma nova mostra de montagens que estavam sendo preparadas:
Luciano, dirigido pela Dayene: apresentou um trabalho limpo, mas senti falta de trabalhos apresentados em sua trajetória por esta disciplina como a coreografia. Como o objetivo desse trabalho é usarmos somente o material que já temos em sala desde o inicio do semestre, Wlad pediu que Dayene conversasse com seu ator para um entendimento maior de suas cenas.
Michel, dirigido pelo Gilson: como diretor o Gilson entregou ao Michel um texto de sua autoria, sem saber que isso não podia acontecer nesse trabalho, o resultado da cena foi muito bom, o Michel tem um excelente trabalho de corpo. Wlad sugeriu que eles não percam esta cena, pois ela esta pronta e pode ser usada pelos dois em outro momento.
Kauan e Anne: a diretora conseguiu o objetivo do trabalho, a única sugestão foi para que os dois fizessem uma pequena limpeza e marcação na cena.
Ana e Luana: as duas ainda não tinham se encontrado para um ensaio, mas tinham algumas idéias que foram postas em pauta. Ana suscitou uma duvida que pairava entra as duas: poderiam continuar com a mesma musica, sendo que em ritmo diferente? Wlad então pediu que ela demonstrasse sua coreografia nos dois ritmos, depois de feito, foi autorizada a mudança de ritmo, no caso o tempo de ação poderia ser mexido.
Icaro e Daysi: a diretora se mostrou desanimada com a falta de compromisso do ator, mesmo assim Icaro mostrou o que tinha preparado junto a Daysi, um trabalho de corpo muito bom, sua criatura, um felino.
Depois das apresentações Wlad desfez as duplas, estava havendo dificuldades de algumas partes para encontros e ensaios, a partir dali cada um ficou encarregado de fazer sua própria Bricolagem.
A sala foi dividida em três grupos:
01 de Junho: Ana Carolina, Allison, Carlos Vera Cruz, Cleice, Enoque, Karla, Luciano e Michel.

08 de Junho: Gilson, Ivanilde, Rodolpho, Dayse, Kauan, Diego, Jaqueline e Marco Antonio.

15 de Junho: Ícaro, Anne, Taynah, Taís, Luana, Dayene, Crissie e Aline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário